"Então vocês clamarão a Mim, virão ORAR A MIM, e EU OS OUVIREI. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração". Jeremias 29:12, 13.

domingo, 22 de abril de 2012

Levanta-te! Vai a Betel e ...

Gn 35.1 - Levanta-te! Vai a Betel e ...

"Depois, disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugiste da face de Esaú, seu irmão."

Este versículo traz grandes revelações de Deus para nossa vida e gostaria neste dia de compartilhar algumas delas com você. O texto relata a historia de um homem chamado Jacó, a historia começa em Gn 27, onde seu pai Isaque pede um guisado a seu filho mais velho (Esaú) e muitos conhecem a historia onde Isaque é enganado por sua esposa e abençoa a Jacó. Apesar de tudo isto, o pai abençoa a Jacó e manda, ordena que Jacó vai para um lugar chamado Padã-Arã e neste momento tem início uma das maiores historias que um homem pode ter em sua vida. Em Gn 28.12-17, observamos um homem fugindo de seus erros, pecados, é um homem que sonha em cima de uma pedra, era um sonho onde anjos subiam e desciam em uma escada, um sonho em que Jacó ouviu o Senhor dizer-lhe: "Esta terra darei a ti e a tua semente, estarei contigo e te guardarei." Jacó continua sua jornada, encontra um poço e a partir deste poço, Jacó começa a viver verdadeiras experiências em sua vida, neste poço encontra Raquel, encontra Labão, que contrário ao significado de seu nome branco, limpo (Hebraico) era um homem sujo e aproveitador. No capitulo 31, Jacó sonha novamente com os anjos e estes dão a orientação para que Labão não o destrua (vs.11-13), a historia continua e chega o dia em que foi preciso Jacó encontrar-se com seu passado: Esaú! Jacó então vai para o Vau de Jaboque, onde luta com um anjo, neste momento ele revela seu caráter, aquilo que ele carregava dentro de si, quando diz ao anjo seu nome (Gn 32.27) e o anjo, que na realidade era o próprio Deus (leia vs.28), ouve que ele havia prevalecido e abençoado estava. Quando chegamos ao capítulo 35, Jacó era um homem que já havia conquistado quase tudo o que um homem deseja em sua vida. Jacó havia conquistado: bois, ovelhas, terras, servos, esposas, ouro, prata, o perdão de Esaú e tudo o que um homem de nossos dias gostaria de ter. Jacó estava com sua vida estabilizada, porém Deus e ainda tinha algo para fazer na vida deste homem. Neste momento, Jacó não sonha mais para os anjos falarem com ele, Jacó ouve a voz de Deus, que diz: "Levante-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugiste diante da face de Esaú, teu irmão", Deus ainda esperava de Jacó quatro atitudes que um homem de Deus deve ter em sua vida!
1 - Levanta-te!
Não é porque você já conquistou tudo o que você queria (profissão, casamento, ministério, vida financeira, bens) que é para você parar!
Levanta-te significa: saia da mesmice, mudança de postura, a posição, muda atitudes! Fica de pé no teu trabalho, na tua casa!
2 - Sobe a Betel!
Não é porque você já conhece Deus que você não precisa ficar na casa dEle! Betel significa "casa de Deus", fica em Betel, Deus estava dizendo a Jacó: fica na minha presença! Deus estava dando uma direção para Jacó! Deus vai te dar uma direção!
3 - Habita ali!
Deus estava dizendo a Jacó: eu quero que você tenha um lugar onde eu possa falar contigo! Está na hora de parar de ficar andando pra lá e pra cá! Está na hora de você ter um pastor com a mão sobre a tua cabeça! Está na hora de você parar de andar de igreja em igreja, Deus estava dizendo a Jacó: eu quero que você tenha um lugar que quando eu olhar para lá você esteja lá! Tá na hora de você se preparar para fazer a obra!
4 - Faze ali um altar ao Deus que te apareceu!
É no altar que o fogo queima sem sessar! Todo homem de Deus levanta um altar na tua vida! Jacó no capítulo 35 tem sua vida transformada!

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário