"Então vocês clamarão a Mim, virão ORAR A MIM, e EU OS OUVIREI. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração". Jeremias 29:12, 13.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

REZANDO OS NOSSOS PECADOS...

REZANDO OS NOSSOS PECADOS...

* Compreendendo a dessensibilização Oracional

O pecado concretizado pode tornar-se tão forte que não conseguimos rezar por meio da dessensibilização oracional. Talvez o pecado a ser dessensibilizado ainda não foi confessado, mas pode ter havido a contrição perfeita. Nesse caso, poderá ocorrer a dessensibilização, o que não exclui a necessidade de ocorrer a confissão.

Pode ocorrer de não ter termos certeza se pecamos ou não diante daquela situação, ou seja, pode haver dúvida quanto à materialização do pecado. Porém, na dúvida - confesse! Deus usa a nossa humanidade para falar conosco. Se sentirmos certa intuição, mesmo que "humana", precisamos confiar e, se for preciso, mudar a direção. Se fizéssemos isso, evitaríamos fazer muitas coisas erradas.

Não podemos abrir mão daquilo pelo que já decidimos. Precisamos ter critério para as nossas decisões. Temos que ter decisão para fazer a coisa certa. Mas, nem sempre aquilo que você sente é o melhor para tomar a decisão. Os critérios adotados não podem ser esquecidos ou ignorados. Guiar-se pelos critérios não é ser legalista. Precisamos parar para pensar diante de cada situação.Quem não reflete diante das situações que aparecem nunca poderá ser um líder. Não devemos ter respostas prontas, regras que devem ser seguidas criteriosamente.

A confissão e o arrependimento dos pecados veniais ajudam-nos na dessensibilização e também a não termos horror às trevas. O pecado venial, necessariamente não precisa ser confessado, mas a sua confissão ajuda-nos mais.

Ser prudente é também ver as trevas interiores como uma oportunidade para sermos livres. Ter contato com aquela situação é ter um esforço pessoal que será premiado. Quando estamos inseguros diante dessa afirmação corremos o risco de fazer surgir o "horror" (aversão) e perder a oportunidade de cura. Não podemos tirar de dentro de nós uma situação (ferida) como se tira um objeto do lugar.

Esse processo de colocarmo-nos sob a luz leva-nos a pensar e a compreender as situações que estão acontecendo em nosso interior. Deus nos dá a graça da percepção, para nos conhecermos melhor e também para ajudarmos os nossos irmãos.

ORAÇÃO DE UM FILHO AO PAI

ORAÇÃO DE UM FILHO AO PAI

Obrigado meu Deus, porque não apenas nos criastes, mas quiseste ser nosso Pai.

Obrigado meu Deus, porque enviaste o Teu Filho, Jesus Cristo, Deus contigo também, para nos fazer conhecer-Te e chamar-Te Pai.

Obrigado meu Deus, porque não nos deixastes sozinhos, mas envias-Te o Teu Espírito Santo, Deus contigo também, para nos guiar e dar a conhecer o Teu amor de Pai.

Queremos pedir-Te, oh Pai nosso Deus, que nos ilumines e nos faças crianças à Tua procura.

Ensina-nos a sentarmo-nos em Teus joelhos, a encostarmos a nossa cabeça ao Teu peito e a contarmos-Te as nossas alegrias e tristezas; ensina-nos a sentirmos as Tuas mãos a afagar a nossa cabeça; ensina-nos a dar-Te a mão para atravessarmos a estrada da vida; ensina-nos a repousarmos no Teu amor, na Tua força, no Teu poder; ensina-nos a, como crianças, dizermos, quando vem o tentador: "Olha que eu digo ao meu Pai".

Obrigado, oh Pai nosso Deus, porque estás sempre à nossa espera, porque o Teu amor é infinito, porque o Teu perdão é constante, porque a Tua bondade não acaba, porque a Tua casa é a nossa felicidade.

Obrigado, oh Pai nosso Deus, por teres sempre tempo para nós e para cada um em particular e por velares por nós desde sempre e para sempre.

Não deixes, oh Pai nosso Deus, que nos afastemos do Teu amor, do Teu calor, do caminho que nos traçastes com tanta ternura.

Em nome do teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, guiados pelo Teu Espírito Santo, Te pedimos oh Pai nosso Deus: Abençoa os Teus filhos que muito Te amam...

PREPARANDO-NOS PARA O DESERTO

PREPARANDO-NOS PARA O DESERTO

Reflitamos o que diz a Palavra de Deus no Evangelho de São Lucas:

“Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome. Disse-lhe então o demônio: Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus (Dt 8,3). O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu. Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás (Dt 6,13). O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra (Sl 90,11s.). Jesus disse: Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16). Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião” (Lc 4,1-13).

Podemos refletir, meditar nossa vida a partir do olhar de Jesus, e necessitamos deste olhar para continuarmos sendo Luz. A quaresma é um tempo em que somos remetidos ao deserto. Para passar pelas mesmas tentações que Jesus passou. O que fazer, se todos os anos vamos passar por esse tempo? Este tempo devia ser de um grande crescimento a respeito de nossa humanidade, a qual precisa ir se edificando e se fortalecendo para não se submeter às tentações do mal.

O primeiro passo para sermos verdadeiramente homens que estão preparados para o deserto é estar cheio do Espírito Santo. A palavra começa dizendo: “Cheio do Espírito Santo voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto”... Ninguém pode ir ao deserto, apenas por si mesmo, por sua vontade, por uma pré-disposição; só vamos ao deserto se o Espírito Santo assim nos conduzir, porque senão não o suportaremos, e uma das realidades que o cristão hoje está pouco preparado é para o deserto, para ser provado.

Jesus fez questão de deixar claro, tanto que este relato está em três evangelhos, exatamente para que possamos olhar, contemplar, na vida de Cristo e nesse inicio de Sua vida pública, porque foi no deserto que o Senhor se preparou para anunciar o reino de Deus. Portanto, Jesus diz para nós que ninguém poderá anunciar o seu reino se não passar pelo deserto como Ele passou.

Quem vai despreparado para o deserto, logo é destruído. Entâo digo que ninguém se sinta deve estar seguro nesta vida, porque vivemos uma contínua tentação, nunca ficaremos livres das tentações, os cristão que quiserem ficar livres das tentações nunca serão cristãos maduros, mas serão sempre aquelas crianças que querem ficar livres dos problemas, e querem logo viver o prazer, ou seja, querem viver no egocentrismo, na imaturidade, viver só em função de si mesmo, sem nenhum tipo de problema.

O cristão tem que estar pronto, como dizia São Paulo – “sei viver na penúria, sei viver na abundância”. Ele tem que estar pronto para vivência de todas as coisas, e a maneira com a qual ele se prepara é passando pelo deserto, cheio do Espírito Santo, pois a pessoa que está cheia do Espírito Santo sabe discernir quem a conduz, se é Deus, se é sua vontade humana ou se é o demônio.

Se você tem dúvida de quem está conduzindo sua vida hoje é porque você não está cheio do Espírito Santo. Assim, veja, quais as decisões que você tomou? Os objetivos que está buscando procedem da vontade de Deus, da sua vontade ou do demônio?

Transforme estas dúvidas em oração, busque com afinco a Palavra de Deus e se converta para valer .

A CONVERSÃO - PROCESSO DE DEPENDÊNCIA DE DEUS

A CONVERSÃO - PROCESSO DE DEPENDÊNCIA DE DEUS

Tempo de rezarmos com mais intensidade por nossa conversão... Por isso, reflitamos...

É difícil nos converter porque a conversão é processo de dependência de Deus, em que devemos compreender o nosso batismo. O grande mistério de nossa falta de conversão é porque nos tornamos deuses de nós mesmos e, assim não queremos nos converter, não nos arrependemos de nossos pecados. A oração para ser oração tem que agradar a Deus. A oração que a Igreja nos exorta a viver tem que ser encontro com Deus e comigo – tem que ser revelação, Deus que se revela a mim, que revela a minha pessoa a mim mesmo. Quem se converte toma posse de si, nos perdemos em nossas próprias atitudes. Para aquele que quer viver esse processo de conversão, experimente a força reveladora da presença divina dentro de você. Faça aqui o seu pedido de oração, e formemos um grande grupo de intercessão uns pelos outros para que alcancemos a oação que agrada ao coração de Deus.

domingo, 3 de julho de 2011

CRISTÃO, FAÇA A DIFERENÇA!

CRISTÃO, FAÇA A DIFERENÇA!

Disse Jesus: e o proprietário admirou a astúcia do administrador, por que os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seu semelhantes” (Lc 16,8).

A esperteza que estamos cansados de ver para praticar o pecado e tantas coisas que destroem a paz em nossa sociedade, esta esperteza que é vivida pelos filhos deste mundo, sem dúvida nenhuma, precisa ser praticada pelos filhos da luz, todavia, canalizada para os bens espirituais...

Os cristãos podem e devem fazer a diferença, principalmente porque somos chamados a usar nossa sabedoria, ligada à sabedoria sobrenatural, que vem da intimidade com o Senhor, da leitura orante da palavra de Deus, somos chamados a utilizar esta sabedoria exatamente para proclamarmos a presença de Cristo no mundo, e acima de tudo sermos semeadores dos bens espirituais para que todos encontrem e realizem-se na salvação em Cristo Jesus.

Enquanto tantos têm sido semeadores do mal, da confusão, da mentira, da infidelidade, é momento dos cristãos autênticos mostrarem a cara, de mostrar para o mundo que a santidade é possível, que a verdade deve prevalecer, que ela que liberta e promove a cura...

Que Deus nos dê respostas espirituais para superar tudo o que tem nos acontecido e que a cruz de Jesus seja o caminho para a fonte de água viva que tanto necessitamos.

DEIXE-SE TOMAR PELA ALEGRIA DA SALVAÇÃO!

DEIXE-SE TOMAR PELA ALEGRIA DA SALVAÇÃO!

Eis que estou à porta e bato, aquele que abrir, eu entrarei e cearei com ele” (Apc 3, 20).

Todo banquete da salvação está à nossa disposição, o Senhor nos comunica essa vitória do amor salvífico que ele realizou em nós pelo Seu sacrifício, sacrifício do próprio Filho de Deus. Por isso, deixe-se tomar pela alegria da salvação, alegria que o Senhor quer realizar e já está realizando em sua vida. Preste atenção como segue a história, e é história mesmo. Jesus pôs-se à mesa na casa de Levi, e muitos cobradores de impostos e pecadores tomaram o lugar com Ele, e o número de seus discípulos era numeroso.

Os escribas do partido dos fariseus vendo-O comer com as pessoas de má vida e publicanos diziam a seus discípulos: “Ele come com publicanos e com gente de má vida?” Eles questionavam como é que pode um homem que diz ser Filho de Deus, que parece ser um profeta, que realiza milagres e prodígios, estar comendo com pecadores?... Essa é a grande contradição do Evangelho, como é que o Filho de Deus veio para salvar aqueles que estão no pecado?! Ouvindo-os Jesus, então, replicou: “os sãos não precisam de médicos, mas os enfermos. Não vim chamar os justos, mas os pecadores”...

Por isso que é principio de nossa experiência de salvação reconhecemo-nos pecadores. Talvez você não veja pecado em sua vida hoje, talvez você veja muitos pecados, talvez se veja muito escravizado por esse pecado, mas acima de tudo é importante reconhecer: sou pecador.

O DESAFIO DE NASCER DE NOVO...

O DESAFIO DE NASCER DE NOVO...

É preciso ter coragem para nascer de novo, para acolher a vida que o Senhor prometeu e sonhou para nós. A promessa de Deus é a vida no Espírito, cuja regra de ouro é assumir a Sua palavra como verdade libertadora do coração humano. O sonho divino é a restauração do homem à sua imagem e semelhança, é o amor revelado e assumido pela humanidade.

A conversa de Jesus com Nicodemos (Jo 3, 1-8) expressa a dimensão e o alcance do nascer de novo, tornando-o pressuposto para ver e entrar no Reino de Deus. Esse reino é acessível e possível mediante a fé e aos frutos que dela colhemos em nossa vida espiritual. Assim, a vida em Deus requer o nosso olhar voltado para sua palavra, verdade libertadora que alcança corações sedentos pelo reino do amor.

É claro e certo que o movimento do nascer de novo é a conversão, esta se realiza pelo arrependimento, e este por excelência é dom de Deus, ação do Espírito Santo que revela o conhecimento do amor em nossa história. Este é o reino conquistado com violência, não a que conhecemos, mas aquela que nasce do coração de quem viu o Senhor.

É esta coragem evangélica que nos leva a romper com o pecado, a superar a dor dos traumas e a vencer as ciladas de satanás. Isto porque, o pecado nos escraviza em sua dinâmica mentirosa e sedutora, nossos traumas nos fazem parasitas de nós mesmos e congelados na arte de amar, e as ciladas do maligno nos cega e nos cala diante do anúncio do evangelho.

O desafio, então, para nascer de novo, consiste numa relação sempre mais íntima com Jesus para romper com o egoísmo, base de todo e qualquer pecado; em assumir o Seu coração para curar nossa humanidade ferida e machucada pelos vazios de amor; e, por fim, encarnar Sua palavra para vencermos toda ação do mal.

A coragem de nascer de novo é a coragem de amar e deixar brilhar a luz de Cristo que está em nossos corações, a luz da ressurreição.

A oração

A oração

Recebi essa mensagem por e-mail, da comunidade do Padre Marcelo Rossi, e achei tão simples e verdadeira, vim dividir com vocês!
Que Deus Pai, Filho e Espirito Santo abençoe a todos nós!!


"A oração nem sempre nos retira do sofrimento, mas sempre nos reveste de forças para suportá-lo.

Não nos afasta os problemas do cotidiano, entretanto clareia o raciocínio, a fim de resolvê-los com segurança.

Não modifica as pessoas difíceis da nossa vida, no entanto ilumina os nossos sentimentos de modo a aceitá-las como são.

Nem sempre nos cura as enfermidades, contudo nos fortalece para o tratamento preciso.

Não nos imuniza contra a tentação, mas multiplica a força para que evitemos a intromissão.

Não nos livra da injúria e da perseguição, entretanto nos sugere o silêncio, dentro do qual deixaremos de ser instrumentos do mal.

Não nos isenta da incompreensão alheia, porém nos leva à tolerância para que a sombra do desequilíbrio não nos atinja o coração.

Nem sempre nos evitará os obstáculos e as provações do caminho, mas sempre nos garantirá a tranquilidade, levando-nos a reconhecer que em todos os acontecimentos da vida, Deus nos faz sempre o melhor."

PALAVRA DE DEUS – FORÇA QUE TRANSFORMA O HOMEM

PALAVRA DE DEUS – FORÇA QUE TRANSFORMA O HOMEM

“Foi dado a Jesus o livro do profeta Isaías, desenrolando o livro, ele escolheu a passagem onde está escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, por que me ungiu e me enviou para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para por em liberdade os cativos para publicar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,17-20).

Assim, Jesus começou Sua vida pública, deixando claro que a Palavra de Deus é começo e é fim de todas as coisas, é princípio de fé porque, primeiramente ao ser anunciada promove encanto, admiração... Jesus mostra também que a Palavra de Deus é cura, a Palavra de Deus sara os contritos de coração, liberta os cativos, faz enxergar os cegos, e com certeza a graça do Senhor é confirmada por ela.

Muitos, naquele tempo, ao ver Jesus proclamando a Palavra de Deus se admiraram, até Jesus deixar claro que aqueles que não acreditavam em Sua divindade, iriam enxergar poucos milagres, e cita o exemplo de dois estrangeiros: da viúva de Sarepta e do Sírio Naamã, porque exatamente o povo daquela cidade não acreditava nele.

A Palavra de Deus para nós é de fácil acesso, podemos lê-la de forma tão livre que não valorizamos, deixamos a voz de Deus passar despercebida diante da nossa vida, da nossa história, por isto o homem talvez não vá enxergar os milagres de Deus, o poder curador e ainda o poder restaurador das vistas.

O homem que precisa enxergar segundo o olhar de Deus, jamais o fará senão confiar em Sua palavra pela Sagrada Escritura.

Palavra de Deus - Força que quando anunciada com o poder do Espírito, realmente transforma a vida do homem, e o que falta nos últimos tempos são pessoas que anunciam com coragem, com fé, a crença na Palavra de Deus, os frutos que são colhidos e por isso mesmo o mundo não é transformado.

O povo tem um coração duro, frio, insensível, como aquele povo que no tempo de Jesus não soube escutar a voz do seu Senhor.

Que hoje comece na vida de cada um de nós, um novo tempo, porque a Palavra de Deus é anunciada, ou pelo menos o será, por você, por mim, por todo cristão que crê e que este mundo seja melhor a partir dos valores que encontramos nas Sagradas Escrituras.

A CURA PELA PALAVRA

A CURA PELA PALAVRA

São vários os caminhos que Deus pode utilizar para nos curar e devolver a saúde do corpo e da alma, mas o caminho em que a Sua Palavra se torna viva em nós não apenas nos cura como também nos torna fecundos. Por esta via não só experimentamos o poder curador de Deus, mas somos restaurados por inteiro e nossa humanidade passa a ser fonte de vida por testemunhar as novidades do amor.

“Se alguém tiver sede, venha a mim e beba” (Jo 7, 37).

Jesus, palavra viva do Pai, é o caminho por excelência do amor que cura, liberta e faz brilhar o homem novo em nós, é a nova criatura que nasce da experiência de sermos amados pelo nosso Deus maravilhoso. E é esse o convite de Cristo que ressoa por todo mundo e por todos os tempos, aquele que tem ouvidos e ouve desperta para uma nova vida, antes escondida e atrofiada pelo pecado.

É o conhecimento de Deus pela pessoa de Jesus que realiza no homem a alegria da salvação, é a nossa história reconstituída na presença do Senhor, antes ignorado, mas agora revelado no coração de quem se rendeu ao Seu amor. O encontro pessoal com Cristo passa a ser também o encontro com a vida escondida dentro de nós que se vai revelando à medida que aderimos à Sua palavra e nos comprometemos com os valores do evangelho.

Movidos pelo amor de Deus somos motivados a continuar nossa caminhada salvífica, conhecendo e amando o nosso Senhor vamos trilhando o itinerário da nossa cura mais profunda num processo de real identificação com Cristo:

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14, 23).

Descobrimo-nos então moradas de Deus, templos vivos do Seu amor, mas a cura ainda deve continuar, pois o pecado ainda existe e persiste. A palavra de Deus é o balsamo que se lança sobre as nossas feridas para tratá-las e curá-las e, ao cumprirmos nossa missão de anunciá-la, a graça a ela inerente infundi-nos com os benefícios espirituais para alcançarmos a maturidade de Cristo.