"Então vocês clamarão a Mim, virão ORAR A MIM, e EU OS OUVIREI. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração". Jeremias 29:12, 13.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PREPARANDO-NOS PARA O DESERTO

PREPARANDO-NOS PARA O DESERTO

Reflitamos o que diz a Palavra de Deus no Evangelho de São Lucas:

“Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome. Disse-lhe então o demônio: Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus (Dt 8,3). O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu. Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás (Dt 6,13). O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra (Sl 90,11s.). Jesus disse: Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16). Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião” (Lc 4,1-13).

Podemos refletir, meditar nossa vida a partir do olhar de Jesus, e necessitamos deste olhar para continuarmos sendo Luz. A quaresma é um tempo em que somos remetidos ao deserto. Para passar pelas mesmas tentações que Jesus passou. O que fazer, se todos os anos vamos passar por esse tempo? Este tempo devia ser de um grande crescimento a respeito de nossa humanidade, a qual precisa ir se edificando e se fortalecendo para não se submeter às tentações do mal.

O primeiro passo para sermos verdadeiramente homens que estão preparados para o deserto é estar cheio do Espírito Santo. A palavra começa dizendo: “Cheio do Espírito Santo voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto”... Ninguém pode ir ao deserto, apenas por si mesmo, por sua vontade, por uma pré-disposição; só vamos ao deserto se o Espírito Santo assim nos conduzir, porque senão não o suportaremos, e uma das realidades que o cristão hoje está pouco preparado é para o deserto, para ser provado.

Jesus fez questão de deixar claro, tanto que este relato está em três evangelhos, exatamente para que possamos olhar, contemplar, na vida de Cristo e nesse inicio de Sua vida pública, porque foi no deserto que o Senhor se preparou para anunciar o reino de Deus. Portanto, Jesus diz para nós que ninguém poderá anunciar o seu reino se não passar pelo deserto como Ele passou.

Quem vai despreparado para o deserto, logo é destruído. Entâo digo que ninguém se sinta deve estar seguro nesta vida, porque vivemos uma contínua tentação, nunca ficaremos livres das tentações, os cristão que quiserem ficar livres das tentações nunca serão cristãos maduros, mas serão sempre aquelas crianças que querem ficar livres dos problemas, e querem logo viver o prazer, ou seja, querem viver no egocentrismo, na imaturidade, viver só em função de si mesmo, sem nenhum tipo de problema.

O cristão tem que estar pronto, como dizia São Paulo – “sei viver na penúria, sei viver na abundância”. Ele tem que estar pronto para vivência de todas as coisas, e a maneira com a qual ele se prepara é passando pelo deserto, cheio do Espírito Santo, pois a pessoa que está cheia do Espírito Santo sabe discernir quem a conduz, se é Deus, se é sua vontade humana ou se é o demônio.

Se você tem dúvida de quem está conduzindo sua vida hoje é porque você não está cheio do Espírito Santo. Assim, veja, quais as decisões que você tomou? Os objetivos que está buscando procedem da vontade de Deus, da sua vontade ou do demônio?

Transforme estas dúvidas em oração, busque com afinco a Palavra de Deus e se converta para valer .

Nenhum comentário:

Postar um comentário